Apostila Delphi MPS - Ed 1

Preço: R$ 5,00
Link de download: setup.exe

Tipo da licença: demonstração
Limitações: perrmite visualizar até a página 12. Exige cadastro on-line para solicitar chave de registro.

 

Apostila completa de Delphi dentro de um aplicativo de visualização exclusivo. Nesta apostila são ensinados através de exemplos de códigos e figuras, todas as configuraçãoes necessárias para trabalhar com banco de dados nas mais diversas formas. O sumário completo está logo abaixo.


 Sumário 

1.0 COMO FUNCIONA O DELPHI
 
Uma explicação sobre o funcionamento do Delphi com os conceitos de Object Pascal, VCL e RAD. 1.1 Object Inspector Uma descrição da Caixa de Objeto, Nome, Tipo, Coluna de propriedades e Coluna de Valores. 

2.0 COMO SÃO ORGANIZADAS AS UNITS

Descreve para que servem a Seção Unit, Seção Uses, Seção Interface, Seção Type, Seção Var, Seção Implementation, Seção Uses Adicional e Inicialization. 

3.0 EVENTOS ASSOCIADOS
 

Mostra como associar os objetos aos eventos.
 
4.0 PROPRIEDADES DOS OBJETOS 

Mostra como as propriedades podem ser modificadas e também mostra a herença das propriedades, métodos e eventos entre os componentes. Desta forma, estas características podem ser aproveitadas em outros componentes. 4.1 Exemplo de propriedades para um “Edit” Mostra uma descrição completa das propriedades de um Edit e suas características. 4.2 Eventos do componente “Edit” Mostra uma descrição completa dos eventos de um Edit e suas características. 4.3 Métodos de um componente Edit Mostra uma descrição completa dos metodos de um Edit e suas características. 

5.0 VARIÁVEIS NO DELPHI

 Mostra os tipos de variáveis utilizadas no Delphi com os seus tamanhos em bytes, faixas de valores e número de digitos. 5.1 Palavras Reservadas Mostra uma tabela com as palavras reservadas no Delphi e as diretivas e expressões. 5.2 Como Declarar as Variáveis Mostra como e onde declarar as variáveis e quais os tipos existente no Delph,i destacando a diferença entre as locais e as globais. 

6.0 OPERADORES

 Mostra uma tabelas com várias operadores com a descrição do seu emprego dentro de expressões. Entre os tipos de operadores estão as tabela de operadores unitários, operadores multiplicativos, operadores aditivos e operadores relacionais. 

7.0 ARRAYS (VETORES)

 Mostra o formato geral para a declaração de arrays e alguns exemplos. 

8.0 RECORDS (REGISTROS)

 Mostra como declarar as variáveis do tipo registro e como podemos acessar os seus valores. 

9.0 ARQUIVOS GERADOS PELO DELPHI
 

Mostra uma descrição completa de todos os arquivos gerados pelo Delphi quando iniciamos e salvamos um projeto e o que guardam cada um desses arquivos. 

10. DECLARAÇÕES NO DELPHI

 Mostra as principais declarações utilizadas no Delphi. Estão entre elas as descrições de Begin e End, If Then, Case Of, Repeat until, For do, Break e Continue. 

11. MENSAGENS PARA O USUÁRIO

 11.1 Quadro de Diálogos Mostra o conceito do que são quadros de diálogo e cita o MessageDlg como exemplo. 11.2 Valores de Retorno de MessageDlg Mostra como utilizar as mensagens através de MessageDlg com todos os parâmetros que podem ser enviados, em que caso são empregados e seus valores de retorno. 

12. OUTRAS FORMAS DE MENSAGENS

 Mostra outras formas de se enviarem mensagens ao usuário. Entre elas estão o ShowMessage e o ImputBox, com exemplos gerais de sua utilização. 

13. BANCO DE DADOS BDE 

Mostra um apequena descrição de como o BDE trabalha com o banco de dados em relação as outras engines. 13.1 Arquitetura do Banco de Dados no Delphi Mostra como são feitas as transações com o banco de dados envolvendo várias camadas. 13.2 Arquitetura dos Componentes de Banco de Dados Mostra como os componentes de banco de dados entram nas transações de banco de dados.
 
14. PALETA DATA CONTROL

 Fala da utilidade desta paleta. 14.1 Paleta de Componentes da página de Controle de Dados Mostra uma descrição completa de todos os componentes dessa paleta e também da paleta de acesso(Data Access). Entre estes componetes estão o DBGrid, DbText, DBNavigator, DBImage, DBMemo, Table, Query, StoreProc, Database, Session, etc. 

15. UTILIZAÇÃO DOS COMPONENTES DE ACESSO A DADOS
 

15.1 DataSets Descreve os estados de um DataSet. Entre eles estão dsEdit, dsSetKey, dsBrowse, etc. 15.2 Navegando e modificando um Dataset Descreve os métodos que envolvem a navegação dentro do banco de dados. Estão entre estes métodos o First, Next, Last, Prior, etc. 15.3 Lendo Valores do Campo Mostra alguns exemplos de comandos utilizados para a leitura dos dados de um campo. 15.4 Procurando dados em uma Tabela Mostra através de exmplos as várias formas de se fazer uma busca dentro de uma tabela. Entre estes comando estão GoToKey, FindKey, Locate, FindNearest, SetRangerStart(para filtragens), etc. 

16. CONSTRUINDO CONSULTAS DINAMICAMENTE COM SQL
 

Mostra alguns exemplo de contrução dinamica de consultas SQL. 16.1 Principais Comandos SQL 16.1.1 Comando “SELECT” Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL. 16.1.2 Comando “WHERE” Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL com a descrição da tabela de operadores lógicos. 16.1.3 Comando “ORDER BY” Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL e a descrição de uma tabela com vários operadores como between, not in, is not null, like, etc. 16.1.4 Comando Inserir (Insert) Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL mostrando exemplos. 16.1.5 Comando Atualizar (Update) Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL mostrando exemplos. 16.1.6 Comando Excluir (Delete) Descrição de como utilizar este comando nas consultas SQL mostrando exemplos. 16.2 Funções de Caracteres Descreve as principais funções que manipulam caracteres nas consultas SQL. Estão entre elas o Lower, Upper, Concat, To_char, Substring, etc. São mostradas também a descrição de algumas funções agregadoras como AVG, Count, Min, Max, Sum, etc. 16.3 Junção de Tabelas Através de Consultas SQL Mostra um exemplo de como fazer a junção de duas tabelas através de uma consulta SQL. 16.4 Sub-consultas ou Consultas dentro de Consultas Exemplos de como utilizar uma consulta dentro de uma consulta.
 
17. COMO CONSTRUIR UM RELATÓRIO
 
Descreve a contrução de um relatório com o Quik Report. Ensina a configurar a paleta do Delphi 7 para mostrar os componentes do Quik Report. Além disso descreve cada componente dessa paleta com o seu ícone os casos de seu emprego. 

18. FORMAS DE ACESSO A BANCO DE DADOS 
Descreve as principais engines de banco de dados e fala sobre a importancia de uma boa engine para uma aplicação Delphi. 

19. COMO INSTALAR A ZEOS LIB
 
Mostra detalhadamente através de ilustrações e descrições quais os passos para se instalar a Zeos 6.0 no Delphi 7. 

20. COMO INSTALAR O MySQL
 

Mostra detalhadamente através de ilustrações e descrições quais os passos para se instalar o MySQL 3.23 no Windows. Aqui também são descritas as configurações do MySQL como pasta padrão, senha do usuário root, arquivo de idiomas, pasta de dados, entre outras. 

21. COMO CRIAR AS BASES DE DADOS ATRAVÉS DE FRONT END 

Mostra detalhadamente através de ilustrações e descrições como instalar e criar as bases de dados. Além disso, descreve cada propriedade dos campos que podem ser configuradas. Entre elas estão a ZeroFill, Not Nul, Binary, Unsigned, Auto Incr, Len, PK, Default e Field Name. 

22. COMO SE CONECTAR AO BANCO DE DADOS ACCESS VIA ADO 

Mostra os passos detalhados de como fazer a conexão com um banco de dados do Access através do engine ADO. Entre os componentes utilizados estão o ADOConnection, ADOTable e o DataSource. 

23. COMO SE CONECTAR A UM ARQUIVO DBF
 
Mostra os passos detalhados de como fazer a conexão com um banco DBF através do engine BDE do Windows. Entre os componentes utilizados estão o DataBase, Table e o DataSource. 

24. COMO SE CONECTAR AO BANCO DE DADOS MYSQL VIA ZEOS
 

Mostra os passos detalhados de como fazer a conexão com um banco MySQL através da Zeos 6.0 instalada no Delphi 7. Entre os componentes utilizados estão o TZConnection, TZQuery e o DataSource. Tambémt é feita uma descrição de cada um dos demais componentes da paleta e em que casos eles podem ser empregados. As ilustrações mostram todas as propriedades configuradas para que a conxão se estabeleça de forma correta. 

25. TRATAMENTO DE ERROS NO DELPHI 

Descreve como direcionar a aplicação para determinados procedimentos em caso de erros internos. Neste caso é abordado o comando try juntamente co Except, nos chamados blocos protegidos. Tabém são mostrados exemplo de blocos de finalização com os comandos try e finally.
 
26. COMO TRABALHAR COM REGISTRO NO WINDOWS 

São mostrados através de descrições e exemplos, quais os principais comandos utilizados para criar e ler registros no Windows. Entre estes comando estão OpenKey, RootKey, WriteBinaryData, Free, entre outros.

 

 

DownloadPagar